Citopatologia

 

 

A citologia diagnóstica é o estudo das células sem levar em consideração a arquitetura dos tecidos ou do órgão em questão. Sua principal aplicação é a diferenciação entre processos inflamatórios agudos e crônicos e entre neoplasias benignas e malignas.

 

A princípio existem quatro técnicas para colheita de material citológico: esfregaço por aposição (imprints ou claps), raspados (scrapings), zaragatoa (swabs) e a biópsia por agulha fina, esta última pode ser usada com técnica aspirativa ou não aspirativa.

 

Apesar do exame histopatológico usualmente proporcionar um diagnóstico determinante, é importante considerar a utilização da citologia para tentar antecipar o diagnóstico, já que esta pode ser definitiva em um grande número de situações. Caso não seja, o exame citológico ao menos indicará o prognóstico e a conduta a ser tomada.

 

Haja vista as vantagens e facilidades supracitadas com o uso da citologia, esta não dispensa cuidados básicos que abrangem desde a colheita do material citológico e seu  processamento (fixação e coloração) até sua análise e interpretação, para se obter uma melhor qualidade no diagnóstico.

Histopet - Patologia Veterinária             Horário de funcionamento: Seg a Sex das 08:00 ás 18:00 e Sáb das 09:00 a 12:00

 

                                                                                       © Copyright 2018. www.histopet.com.br